segunda-feira, 26 de maio de 2014

Apaga o Fogo!

               
               Como diz o velho ditado popular “a chapa está esquentando” para o lado do Botafogo e se as coisas não mudarem, o time é sério candidato ao rebaixamento. O clube que voltou a Libertadores este ano após quase duas décadas e tinha tudo para voltar aos trilhos, vem se mostrando amador e tendo um cenário totalmente oposto ao ano passado e do que era esperado.
                O clube abdicou do Campeonato Carioca para jogar a Libertadores e no fim das contas em ambas as competições deixou a desejar. Isso foi um sinal de que as coisas seriam complicadas no Brasileiro e isso é o que estamos vendo nestas primeiras sete rodadas. São apenas cinco pontos, uma vitória e quatro derrotas. Os números apenas equilibram-se nos gols: 10 a favor e 11 contra. As próximas duas rodadas pioram o cenário, já que enfrentará Palmeiras e Corinthians e ambos fora, esse último graças a uma manobra da CBF e FIFA para testar as arquibancadas provisórias da Arena de Itaquera.
                Para “ajudar” ainda mais alguns jogadores que vinham se destacando como o meia Daniel se machucaram e o clube perderá pelo menos uma importante peça da equipe: o uruguaio Lodeiro. Certamente, além de se reforçar, o Botafogo precisará manter dois jogadores que ainda considero essenciais para a equipe: o jovem zagueiro Dória e o experiente goleiro Jefferson. Apesar de não haver especulações, após a Copa do Mundo alguns clubes europeus poderiam tentar contratá-lo. Já Dória sempre muito assediado desde que ganhou destaque, terá um esforço especial para mantê-lo.
                O grande problema do Botafogo está na qualidade técnica de seus jogadores, principalmente no meio de campo. Existem clubes piores? Sim, mas o que está havendo com o Alvinegro carioca é nítida falta de gestão de qualidade da posse de bola. Gestão não é somente ter a bola, pois isso o Botafogo tem. Se observarmos os jogos, perceberemos que o Botafogo costuma ter mais posse que o adversário, mas precisa saber usar essa posse de bola de maneira eficiente, assim como foi contra o Criciúma. O meio e ataque do Botafogo erram passes em excesso e isso dificulta a criação de jogadas, ainda mais contra um time com uma forte marcação. O Vitória teve quatro vezes o número de roubadas de bola que o Botafogo e cometeu menos falta.

                Restam apenas dois jogos, para os botafoguenses terem uma pausa de um mês e respirarem aliviados. O clube precisa contratar jogadores que além de qualidade estejam dispostos a jogar com vontade. Apesar de estarmos apenas no começo, é provável que o objetivo seja apenas o meio de tabela e uma competição sem grandes riscos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário