quarta-feira, 28 de maio de 2014

Copa do Mundo 2014 - Espanha x Holanda


População: 47,3 milhões.
Área: 504 030 km².
Moeda: Euro.
Capital: Madrid.
Idiomas: Espanhol.

                 A Espanha fica localizada na Península Ibérica incluindo também em seu território as Ilhas Baleares, no Mediterrâneo, as Ilhas Canárias, no Oceano Atlântico, próximas da costa Africana e duas cidades autônomas no norte de África, Ceuta e Melilla, que fazem fronteira com o Marrocos. Com uma área de 504 030 km², a Espanha é, depois da França, o segundo maior país da Europa Ocidental e da União Europeia.
                Devido à sua localização, o território da Espanha foi sujeito a muitas influências externas, muitas vezes simultaneamente, desde os tempos pré-históricos até quando a Espanha se tornou um país. Por outro lado, o próprio país foi uma importante fonte de influência para outras regiões, principalmente durante a Era Moderna, quando se tornou um império mundial que deixou como legado mais de 400 milhões de falantes do espanhol espalhados pelo mundo. Boa parte do Continente Americano foi colonizado pelos espanhóis.

FUTEBOL:

                A Seleção Espanhola é hoje uma das mais fortes seleções do mundo e apesar de sua fama de “pipoqueira” vem forte para a Copa do Mundo no Brasil, a fim de defender seu atual título e ser bicampeã. Essa será a 15ª participação da Fúria, como também é conhecida a seleção espanhola, em Copas do Mundo. Além de ter um título mundial, a Espanha Tricampeã da Eurocopa, vencendo em 1964, 2008 e 2012.
                Em 1992, em Barcelona, a Espanha obteve uma medalha olímpica de ouro no futebol, mostrando que não somente a seleção de principal tem destaque. Os espanhóis implantaram nos últimos anos um futebol baseado em posse de bola, atraindo alguns simpatizantes e outros antipatizantes. O toque de bola preciso e alguns passes milimétricos em lugares apertados, deixando o companheiro na cara do gol encantava o mundo por muitas vezes, entretanto, a monotonia que alguns jogos se tornavam faziam esse mesmo público se entediar.

PRINCIPAL JOGADOR:

                Andrés Iniesta é sem dúvida o principal jogador da Espanha hoje. No meio de uma seleção recheada de craques, o jogador que já ficou entre os melhores do mundo no prêmio da FIFA e autor do gol do título na última Copa do Mundo, vem ao Brasil para tentar o seu bi. Aos 30 anos, jogou a sua vida toda profissionalmente no Barcelona, aonde chegou com 12 anos. Passou por todas as categorias de base da Seleção e ganhou praticamente todos os títulos que um jogador almeja.










População: 16,5 milhões.
Área: 41 528 km².
Moeda: Euro.
Capital: Amsterdã.
Idiomas: Neerlandês.

                Os Países Baixos são frequentemente chamados de Holanda, o que é tecnicamente impreciso, já que as Holandas do Norte e do Sul são duas de suas doze províncias. O gentílico holandês é o normalmente utilizado para se referir ao povo, à língua e a qualquer coisa que pertença aos Países Baixos, embora mantenha a ambiguidade. Neerlandês é o gentílico não-ambíguo, alternativo.
                Geograficamente, os Países Baixos são um país de baixa altitude, com cerca de 27% de sua área e 60% de sua população situados abaixo do nível do mar. Uma significativa parte de seu território foi obtida através da recuperação e preservação de terras através de um elaborado sistema de pôlderes e diques. Grande parte dos Países Baixos é formada por um grande delta, o delta do Reno e Mosa.

FUTEBOL:

                A Seleção Neerlandesa de Futebol , mais conhecida por Seleção "Holandesa" de Futebol, representa os Países Baixos nas competições de futebol da UEFA e FIFA. Historicamente uma das maiores seleções do futebol mundial, fortemente marcada pelo chamado "Carrossel holandês" comandado por Johan Cruijff na Copa do Mundo de 1974, é a única grande seleção do mundo que ainda não conquistou um título mundial. Finalista em 1974, 1978 e 2010, a Seleção Neerlandesa acabou derrotada em todas estas oportunidades – 2 x 1 para a Alemanha Ocidental em 1974, 3 x 1 para a Argentina em 1978 e 1 x 0 para Espanha em 2010. Tem como grande conquista de sua história a Eurocopa de 1988, quando venceu a União Soviética por 2 x 0, com gols de Ruud Gullit e Marco van Basten.

PRINCIPAL JOGADOR:
 

                Arjen Robben é hoje o principal jogador da equipe holandesa. Aos 30 anos o ponta direita do Bayern de Munique alcançou o seu auge vencendo a Liga dos Campeões na temporada passada, após alguns fracassos em sua carreira, inclusive em Copas do Mundo. O canhoto da jogada clássica de “corta pra dentro e chuta” é uma das armas que essa forte seleção holandesa trará para o Brasil. Entretanto, a seleção não vive bom momento e certamente o seu desempenho particular será essencial também para o coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário