sexta-feira, 23 de maio de 2014

História dos Clássicos - Atletiba

                
                  O AtleTiba é o confronto entre os dois principais clubes do estado do Paraná, o Clube Atlético Paranaense e o Coritiba Football Club. Os confrontos começaram em meados da década de 20, e o primeiro clássico aconteceu no Torneio Inicio vencido pelo Furacão por 2 a 0. Porém, esse jogo não é contabilizado para as estatísticas oficiais do confronto por não ter sido uma partida oficial de 90 minutos (foi um jogo de apenas 30 minutos), sendo então o primeiro jogo válido entre as equipes tendo ocorrido em 08 de junho de 1924 com uma goleada do Coxa por 6 a 3.
                A rivalidade se iniciou nas origens dos clubes sendo representadas nas camadas sociais, sendo o Coritiba um clube dos alemães e o Atlético dos aristocratas curitibanos. A rivalidade então foi aumentando em virtude das decisões que os clubes passaram a fazer nos campeonatos e suas torcidas foram crescendo.

Dados Gerais:
Total de jogos: 359.
Total de gols: 1040.
Vitórias do Coritiba: 137.
Gols do Coritiba: 546.
Vitórias do Atlético: 112.
Gols do Atlético: 494.
Maior Público Pagante: 55.164 (Atlético Paranaense 0 x 0 Coritiba – 17 de dezembro de 1978).
Maior goleador: Neno (Coritiba e Atlético PR) – 26 gols (anos 40 e 50).

O jogo do Cai-Cai:
               
                Em 1958 o clássico foi palco de muita polemica no confronto do primeiro turno válido pelo Campeonato Paranaense. O campeonato foi disputado por pontos corridos e o Atlético seria o campeão mais tarde, quebrando um jejum de quase 10 anos sem o título. Um clássico que poderia ser disputado mudou de cenário quando o goleiro do Coxa se machucou. Por naquele tempo não haver substituição, China, o ponta direita obrigou-se a ir para o gol. Mesmo defendendo um pênalti, a situação do Coxa era critica ao fim do primeiro tempo, pois já havia sofrido quatro gols.
                Na volta do intervalo o Atlético ainda teve o tempo de fazer um gol, deixando a partida com o resultado de 5 a 1. O vexame poderia ser maior se os jogadores do Coritiba não começassem a simular lesões e a partida não tivesse sido interrompida com 28 minutos da etapa complementar, devido à falta de jogadores. Dias depois o Coritiba entrou no tribunal, alegando que o árbitro encerrou a partida enquanto um dos jogadores ainda recebia tratamento médico e poderia ter voltado. A justiça determinou que se jogassem mais 17 minutos, porém, isso nunca ocorreu.

O matador:


                Florisval Lanzoni, também conhecido como Neno, é o maior artilheiro do Atletiba até os dias atuais. O interessante, é que ele jogou pelas duas equipes, marcando 20 gols pelo Coxa e 6 gols pelo Atlético. Nascido na própria capital paranaense no dia 18 de agosto de 1920, o “Demônio Loiro” jogou no Coritiba de 1941 à 1947, ano que foi para o Palmeiras. Posteriormente, transferira-se para o Atlético PR, fazendo parte do Furacão de 1949, retornando ao Coxa em 1951 e permanecendo até 1953.

Os Coxas-Brancas:


                Outubro de 1941. A II Grande Guerra está em andamento e, pela primeira vez, a dupla Atletiba decide um campeonato regional. Na primeira partida, disputada no Estádio Joaquim Américo, o dirigente atleticano Jofre Cabral esbraveja a plenos pulmões: "Alemão... quinta coluna... COXA BRANCA". Os insultos têm um destino: o craque Hans Egon Breyer, alemão de nascimento e zagueiro da equipe coritibana. Os gritos acabam servindo de estímulo à equipe alviverde, que vence por 3x1. Na partida final, outra vitória, agora por 1x0. O título é muito comemorado e o termo “Coxa-Branca”, com o tempo, vira sinônimo da torcida coritibana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário