sexta-feira, 16 de maio de 2014

Promessas Mundiais - Maksym Koval

               
               Maksym Anatoliyovych Koval, ou para facilitar (e muito), apenas Koval. Nasceu no dia 9 de dezembro de 1992 em Zaporizhya na Ucrânia e atualmente é goleiro do Dínamo de Kiev e tido como uma das grandes promessas do país para os próximos anos.
                Começou nas categorias de base do Metalurh Zaporizhya, de sua cidade natal, e com apenas 16 anos foi promovido ao time principal assumindo a titularidade quase que imediatamente. Uma partida em que se destacou foi justamente contra o Dínamo de Kiev (clube o qual hoje defende), defendendo um pênalti nos acréscimos do segundo tempo e garantindo o empate contra o time que seria campeão daquela temporada.
                Na temporada seguinte foi contratado pelo Dínamo e seria apenas um suplente para o ídolo Oleksandr Shovkovsky, mas as constantes lesões do veterano permitiram que o jovem tivesse boas oportunidades. Sua estreia foi justamente uma partida para colocar em xeque a suas habilidades e maturidade e o mesmo provou ser capaz. O garoto com apenas 17 anos já jogava na meta como titular em uma Liga dos Campeões, contra o Ajax.
                Koval no fim de 2010 entrou para lista dos 100 melhores jovens do mundo, juntamente com outro goleiro, David de Gea, hoje no Manchester United. Na temporada seguinte (2011/2012), foi mais suplente do que titular, porém nas últimas duas tornou a ser titular, principalmente com a idade avançada de Shovkovsky.
                Vem sendo chamado para a Seleção Ucraniana desde junho de 2011 e inclusive estava no elenco que participou da Eurocopa de 2012 sediada entre Polônia e Ucrânia. Tem participado que outras convocações e vem sendo o substituto imediato do goleiro do Shakhtar, Pyatov.

Nenhum comentário:

Postar um comentário