segunda-feira, 9 de junho de 2014

Copa do Mundo 2014: Croácia


População: 4,5 milhões.
Área: 56 542 km².
Moeda: Kuna croata.
Capital: Zagreb.
Idiomas: Croata.

                O país é membro das Nações Unidas, da OTAN, da Organização para Segurança e Cooperação na Europa, do Conselho da Europa e mais recentemente, da União Europeia. A candidatura da Croácia à União Europeia ocorreu em 01 de fevereiro de 2003 e a adesão a 01 de julho de 2013, segundo parecer da Comissão Europeia, sendo o segundo país formado a partir do território da ex-Iugoslávia a ingressar na UE, depois da Eslovénia em 2004.
A Croácia é um país europeu cujo território apresenta uma forma peculiar, parecida com uma ferradura, e faz fronteira com um número considerável de países vizinhos: Eslovênia, Hungria, Sérvia, Montenegro e Bósnia e Herzegovina, além de uma fronteira marítima com a Itália no Adriático. O seu território continental é dividido em duas partes pelo Porto de Neum, na Bósnia e Herzegovina.

FUTEBOL:

                A Croácia se classificou para seis dos sete grandes torneios disputados por ela até hoje. A consagração do futebol croata veio mesmo com o terceiro lugar na Copa do Mundo de 1998. A equipe que tinha Davor Suker, o artilheiro do mundial e Zyonimir Boban, na época jogador do AC Milan, como suas principais estrelas, conquistou essa façanha com uma campanha surpreendente, em que derrotaram a Alemanha nas quartas-de-final por 3 a 0. A Seleção Croata só foi derrotada na semifinal, perdendo para a anfitriã França por 2 a 1, com dois gol de Lilian Thuram que nunca havia marcado um gol pela seleção.

PRINCIPAL JOGADOR:
 

                Luka Modric é uma das estrelas do atual campeão europeu, o Real Madrid e a principal estrela da seleção croata. Aos 28 anos, o meia nascido em Zadar é extremamente técnico e com um índice de passes certos surpreendente, encaixando com precisão as bolas para os atacantes. Sua carreira começou no Dínamo Zagreb e teve uma rápida passagem por empréstimo pelo futebol bósnio. Ganhou destaque no Tottenham antes de ser contratado pelos madrilenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário