terça-feira, 3 de junho de 2014

Paixão de Torcedor - Elise Duque

"Elise Duque, 23 anos, casada, estudante de jornalismo e comentarista da Bradesco Esportes FM Rio."

Ao contrário do que costumamos ver por aí, não foi meu pai o motivo para eu torcer pelo Vasco. Nem meu avô, tio, mãe ou alguém mais próximo. Até teve uma incentivadora, minha prima de segundo grau, mas se eu não tivesse acompanhado o futebol no final da década de 90, talvez demorasse mais a descobrir o amor que tenho pelo Gigante da Colina.
Eu não vi Roberto Dinamite, mas tenho um orgulho enorme e me sinto honrada por ter descoberto minha paixão na época de Juninho Pernambucano, Edmundo, Pedrinho (ídolo e atual coleguinha de trabalho), Mauro Galvão, Romário, Carlos Germano, Felipe, Ramon e outros que não me vêm à cabeça agora.
Comecei assistindo aos jogos, prestando atenção nos cantos entoados nas arquibancadas, observando as cores, formas e a reação da minha prima. Posso dizer que no primeiro jogo já senti que tinha alguma coisa especial ali. Não estava errada!
Na mesma época a minha irmã, assim como eu, se encantou pelo clube de São Januário e, juntas, comemoramos e choramos muitas vezes. Uma delas, aliás, a derrota nos rendeu uma noite inteira de febre. Adivinha se nossa mãe não ficou assustada com aquilo? Em consequência foi cortando o Vasco das nossas vidas. Ou pelo menos achando...
Chegou 2006 e eu voltei a acompanhar os jogos. Se o nome é fanatismo, sim, fiquei fanática! Sempre implorei para ir aos jogos, sem sucesso. Qual a solução? Ir escondida. Quem nunca? Fui algumas vezes, mas num Vasco x Flamengo, em 2008, ela descobriu. Era meu aniversário e simplesmente não apareci na festa surpresa que prepararam. Estava no Maracanã. Vasco perdeu, mas que impotância tem? Estava comemorando uma data importante ao lado da coisa mais importante naquele momento: meu clube.
De lá pra cá vi dois rebaixamentos, um título da Copa do Brasil, corri atrás do time campeão do aeroporto ao estádio, corri da polícia, discuti na rua, saí cedo e cheguei tarde, perdi namorados, ganhei amigos dentro e fora do clube, ganhei um marido, escolhi minha profissão, conheci ídolos, conheci muito perna de pau, entrevistei ídolos, ganhei o carinho, respeito e admiração de alguns. Resumindo: eu fui, sou e sempre serei feliz por ter escolhido o Vasco.


Instagram e Twitter: @EliseDuque

Nenhum comentário:

Postar um comentário