quarta-feira, 23 de julho de 2014

"Pôxeto" Série B?

               
               Estamos na 11ª rodada do Brasileiro e o Flamengo é sério candidato ao rebaixamento. Os otimistas podem usar o exemplo do São Paulo no ano passado, que ficou mais de um turno na zona da degola, foi dado como rebaixado e se salvou, bem até se compararmos com a situação em que se encontrou no Campeonato. Entretanto, não podemos nos esquecer dos outros grandes que caíram e que não conseguiram dar a volta por cima.
                Vamos usar primeiramente o próprio São Paulo do ano passado como exemplo. Nessa altura do Campeonato o Tricolor Paulista estava com 12 pontos, cinco a mais que o Flamengo hoje e fora da zona do rebaixamento, já o carioca está na lanterna da competição. Não podemos esquecer que na próxima rodada se conseguir a vitória sobre o rival Botafogo e tiver resultados favoráveis de seus concorrentes diretos (bem provável que aconteça devido aos confrontos da rodada) o Flamengo estará fora do Z4. O que não poderá acontecer é uma súbita euforia achando que as coisas mudaram, pois muitos times saem em uma rodada, mas acabam sendo rebaixados.
                Ainda pensando no ano passado, o desempenho do Flamengo até aqui é pior que o do Náutico e hoje o clube não tem o que o São Paulo tinha para sair do buraco. O problema do Tricolor era muito o psicológico e falta de rendimento de alguns atletas que você sabe que poderiam render mais, como Ganso e Luis Fabiano. Agora o Flamengo tem alguém assim? Hernane e Paulinho que foram dois dos principais destaques do ano passado juntamente com Elias (que foi para o Corinthians), não estão bem este ano. Hernane está machucado, mas mesmo antes estava longe de seu melhor rendimento. A questão que fica é: Ano passado foi a fase boa ou agora é a fase ruim? Ou seja, eram jogadores abaixo da média em fases excelentes ou são jogadores acima da média e que podem fazer a diferença e estão em fase ruim? A dúvida paira devido ao pequeno histórico destes atletas.
                Outra coisa que pesou foi certamente a vinda de Muricy. Um técnico que é São Paulino e que já venceu muito pelo clube, tanto como jogador quanto treinador. Consagrado e respeitado e nitidamente conseguiu aumentar o rendimento dos atletas na base do “trabalho”. O Flamengo tem alguém assim? O escolhido após a queda de Ney Franco foi Luxemburgo e pelas declarações de Ximenez de que o técnico é um flamenguista assumido. O dirigente também usou o argumento do histórico de Luxa, coisa que realmente é história. O técnico a um bom tempo não vem tendo bons trabalhos e costuma dar “prejuízos” financeiramente. Pelo Flamengo o título que ganhou foi apenas um Carioca (em 2011) e pelo seu atual momento, não é o melhor recomendado para mexer com o brio dos jogadores.

                Ainda temos muito campeonato pela frente e acredito que nesta próxima rodada o Flamengo até saia da zona do rebaixamento, mas a briga contra a degola está longe de acabar e provavelmente o Flamenguista irá sofrer como nunca sofreu em suas crises.

Nenhum comentário:

Postar um comentário