sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Campeões Nacionais: Taça Brasil 1959.


               A Taça Brasil de 1959 foi o primeiro campeonato em amplitude nacional realizado pela CBD. A competição surgiu primeiramente com i intuito de indicar um representante do país na Copa Libertadores da América, criada pela CONMEBOL para eleger o campeão do continente. A competição era curta e de mata-mata, muito se devendo a logística limitada da época. Participaram 16 campeões estaduais, sendo que o representante de São Paulo e do Distrito Federal (na época o Rio de Janeiro).
                A competição dividida em três fases era composta na primeira delas pelos grupos do Nordeste, do Norte, do Leste e do Sul. Na segunda etapa, os vencedores do Norte e Nordeste se enfrentavam para ver quem seria o Campeão da Zona Norte e os vencedores do Leste e do Sul se enfrentariam para decidir o Campeão da Zona Sul. Estes dois campeões se juntavam aos campeões estaduais de São Paulo e Distrito Federal na fase final.

Participantes:

TIMES
ESTADOS
ABC
Rio Grande do Norte
Atlético Mineiro
Minas Gerais
Atlético Paranaense
Paraná
Auto Esporte
Paraíba
Bahia
Bahia
Ceará
Ceará
CSA
Alagoas
Ferroviário
Maranhão
Grêmio
Rio Grande do Sul
Hercílio Luz
Santa Catarina
Manufatora
Rio de Janeiro
Rio Branco
Espirito Santo
Santos
São Paulo
Sport
Pernambuco
Tuna Luso
Pará
Vasco da Gama
Distrito Federal

Critérios de desempates:

                Os critérios de desempate são bastante curiosos e bem diferentes dos usados hoje em dia. Os jogos eram disputados em partidas eliminatórias e somavam-se apenas os pontos conquistados dos confrontos e caso houvesse empate, um terceiro jogo seria disputado. Ou seja, quando os dois jogos terminavam empatados ou com uma vitória para cada lado, indiferente do número de gols marcados, uma nova partida era disputada.
                Se nessa terceira partida não tivesse vencedor, a forma de desempate seria o “goal-average” (média dos gols marcados dividida pelos gols sofridos). Aquele que tivesse o maior “goal-average” contando as três partidas avança de fase e se mesmo assim o empate permanecesse, era tirado cara ou coroa para decidir o vencedor.
Fatos curiosos:
                Hoje em dia quando vemos um campeonato com a regra desconsiderando os gols marcados achamos bastante estranho, mas na época era comum e isso de certo modo acabou beneficiando o Bahia, que mais tarde seria o campeão do torneio. A partida para decidir quem seria o Campeão da Zona Norte, na segunda etapa, foi entre Bahia e Sport. O primeiro jogo em Salvador, o Bahia venceu por 3 a 2, já o segundo jogo foi disputado em Pernambuco e vencido pelo Sport por um sonoro 6 a 0. Hoje, o Sport teria avançado sem nenhuma dúvida, mas na época foi preciso um terceiro jogo, novamente na Ilha do Retiro, mas desta vez sendo vencido pelo Bahia pelo placar de 2 a 0.

O Artilheiro:

                O matador daquele ano foi o atacante Léo do Bahia com oito gols marcados e balançando as redes em todas as partidas, sendo um dos principais responsáveis pela campanha histórica do Esquadrão de Aço.
                O atacante, quase foi um dos campeões mundiais de 1958 com a Seleção Brasileira na Suécia, sendo cortado horas antes de seu embarque. Tudo isso aconteceu devido a uma declaração de seu ex-treinador do Fluminense dizendo que ele tinha problemas no joelhos e seus dentes tinham bastantes caries. Vale ressaltar que ele teve todos os seus dentes extraídos e substituídos por dentaduras dias depois.
                Léo também poderia ter sido obstáculo para um dos grandes jogadores da história do futebol hoje ter brilhado naquela Copa. Afinal, a vaga era sua e talvez Pelé não tivesse grandes chances de participar da competição. Para seu lugar, Dida do Flamengo foi convocado.

O Campeão:

                Quatorze partidas foram disputadas pelo Esquadrão de Aço até a conquista do primeiro título nacional de um clube. Pelo seu caminho foram despachados CSA, Ceará, Sport, Vasco e na final o Santos de Pelé.
                A primeira partida da final foi disputada na Vila Belmiro e o Bahia tinha um importante desfalque, o goleiro Nandinho, estudante de direito e que tinha uma prova importante no dia. Pelé e Pepe marcaram para o Santos, mas isto não significaria nada, já que o Bahia virou a partida para 3 a 2. O jogo seguinte sendo disputado na Fonte Nova foi vencido pelo Santos pelo placar de 2 a 0 e novamente com Pelé e Pepe marcando.
                Devido ao regulamento, a terceira partida seria marcada para 30 de dezembro e sendo adiada para março de 1960 devido a uma excursão para Europa da equipe Santista. Naquele jogo ambos os times tinham desfalques importantes: Pelé pelo Santos que estava com amígdalas inflamadas e o técnico Geninho do Bahia, que por ser policial teve que se apresentar no quartel.
                O Santos abriu o placar com Coutinho, mas logo depois o Bahia conquistou o empate com Vicente cobrando uma linda falta. Léo, o grande artilheiro da competição virou o jogo, que depois se tornaria um campo de batalha. Muita pancadaria e três expulsões para cada lado, destacando-se a de Vicente e Coutinho que trocaram agressões pesadas em campo. No final do jogo, Alencar sacramentou a vitória com direito a drible no goleiro.
                Um balde de água fria para os Santistas que já haviam marcado até data com o San Lorenzo da Argentina para disputarem a partida pela Libertadores, o que não ocorreu, já que o Bahia seria o representante brasileiro na competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário